sábado, 27 de outubro de 2012

Desafio Cresça pra enfrentar a fome no mundo

Oxfam lança o Desafio Cresça e convida consumidores a mudar o sistema alimentar

São 5 princípios para que o consumidor ajude a promover um sistema de produção e distribuição de alimentos livre de injustiças

Segundo a FAO, 870 milhões de p
essoas passam fome no mundo, apesar de produzimos comida suficiente para alimentar a todos. Isso acontece por que nosso sistema alimentar global funciona mal e precisa mudar. Para tentar reverter esse quadro, a Oxfam lançou o Desafio Cresça. São 5 princípios que, se adotados por famílias em todo o mundo, provocarão mudanças positivas que ajudarão a construir um futuro sem fome.

“São princípios simples, como reaproveitar sobras das refeições, comprar em feiras de produtores agroecológicos e consumir alimentos da época. Muitos deles já são, inclusive, seguidos pelos consumidores. Nossa intenção era criar um lugar de convergência, onde muitas ações se encontram – todas debaixo dos mesmos princípios” comenta Muriel Saragoussi, coordenadora de campanhas da Oxfam.

Idealizado a partir da publicação Transformação Alimentar: Utilizando o Poder do Consumidor para Criar um Futuro Alimentar Justo, também da Oxfam, o Desafio Cresça já está em ação na Inglaterra, Espanha, México, Estados Unidos, Australia, Itália e Hong Kong, e chega ao Brasil na página da Campanha Cresça no Facebook (fb.com/CampanhaCresca). Seus princípios são: Evitar o Desperdício; Apoio ao Pequeno Agricultor; Consumo Sazonal e Regional; Explorar Novos Sabores; e Cozinha Eficiente.

O Desafio Cresça foi construído para ser mais do que um espaço unilateral de divulgação de receitas, dicas e ações. A intenção é que ele seja uma plataforma de diálogo e colaboração com os internautas, movimentos e organizações, que podem enviar novos conteúdos e participar ativamente do processo de mudança. Por isso, utiliza mídias sociais, como Facebook e Pinterest, e já conta com o apoio de Idec, Slow Food Brasil, ONG Banco de Alimentos, Mesa Brasil (Sesc/SP)Segunda Sem Carne e Vitae Civilis.


CRESÇA é a campanha da Oxfam para um futuro em que todos no planeta tenham o suficiente para comer. A campanha está unindo pessoas em todo o mundo a fim de ajudá-las a fazer mudanças positivas na própria vida e pressionar governos e empresas a agir com urgência. A campanha CRESÇA é uma visão de um futuro melhor. Ela nos envolve a todos.

A Oxfam é uma confederação de 17 organizações que atuam em 92 países pelo fim da pobreza e desigualdade no mundo. Ela busca soluções para melhoria das condições de vida no planeta e apoia a sociedade civil organizada e movimentos sociais locais e internacionais que lutam por mudanças de práticas, crenças e atitudes que resultem em mais justiça entre os povos.


Esse é o Desafio Cresça. Um Desafio que, por meio de 5 princípios simples, usa o poder de todos nós, cidadãos e cidadãs, consumidores e consumidoras, para construir um futuro livre da fome. 



E aí? Vamos juntos construir esse mundo?

http://bit.ly/desafiocresca