segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ajude nossos projetos

Interior de Lavras do Sul, município da Metade Sul do Rio Grande do Sul, na
região mais importante do Bioma Pampa, a Serra do Sudeste, 03 jovens comandam a Associação Comunitária Corredor dos Munhós, que possui ações em 02 comunidades quilombolas - Corredor dos Munhos e Vila dos Corvos - em ambas as famílias estão a margem do processo de desenvolvimento ocorrido na agricultura do RS. São 07 familías no Corredor dos Munhós e 05 famílias na Vila dos Corvos, em locais onde não são interessantes para o investimento público, ainda que ele aconteça através de políticas públicas do Governo Estadual e Federal, mas muito aquém das necessidades destas famílias.
A falta de investimentos nestas comunidades onde haviam dezenas de pessoas, levou ao empobrecimento, a falta de recursos financeiros, materiais e humanos necessários à organização familiar e a geração de renda nestas famílias.
Entre as principais demandas destas comunidades estão:
 - Melhoria na qualidade da habitação das famílias;
 - Investimento nas estradas de acesso ás comunidades (Colocação de Boeiros e Cascalhamento);
 - Investimento em Água Potável para consumo humano e uso doméstico.
 - Investimento em Equipamentos de uso coletivo, para a produção agropecuária e transformação dos produtos primários e artesanato com vistas à geração de renda;
 - Investimento em transporte (logística) dos produtos até a cidade, onde há um vasto mercado para a produção local.
 - Valorização do trabalho das mulheres e da juventude nas comunidades, visando por fim ao êxodo rural.
Para tanto necessitamos de um valor considerável de recursos para viabilizar estas 13 famílias, sendo calculado em R$ 100 mil, mas qualquer ajuda é de bom tamanho.
A Associação vive hoje das doações do Presidente, que se esforça para mantê-la aberta e de alguns associados.
O que ganho com isso?
Gratidão por vossa vida e pela vossa liberalidade.

Como vou saber da aplicação dos recursos?
Através do nosso Blog - quilombomunhos.blogspot,com - iremos publicar de forma transparente a aplicação dos recursos.

Como faço para ajudar?
Depósito em Conta: 
Associação Comunitária Quilombo Corredor dos Munhos
Banco do Brasil - Agência 0801-X Conta: 9029-8
Após o depósito enviar comprovante para: quilombomunhos@hotmail.com 

PAG Seguro: Entre no blog quilombomunhos.blogspot.com e no Banner à direita clique em Doar com PagSeguro. Você doa qualquer valor via Boleto, Cartão de Crédito, Débito em Conta ou Depósito Online.








Agradecimentos:
Amilton Cesar Camargo
Associação Comunitária Quilombo Corredor dos Munhos

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bioconstrução: Valorizando o conhecimento dos antigos...



O conceito de Bioconstrução engloba diversas técnicas da arquitetura vernácular mundial, algumas delas com centenas de anos de história e experiência, tendo como característica a preferência por materiais do local, como a terra, diminuindo gastos com fabricação e transporte e construindo habitações com custo reduzido e que oferecem excelente conforto térmico (SOARES, 1998).
São geralmente técnicas simples que qualquer pessoa é capaz de fazer, coordenada ou não por profissionais, permitindo assim de serem chamadas técnicas de autoconstrução. Assim, elas incluem grande dose de criatividade, vontade pessoal do proprietário e responsável pela obra e o uso de soluções ecológicas pontuais adaptadas à cada caso.
As bioconstruções são um elemento importantíssimo da Permacultura, buscando a integração das unidades construídas com o seu ambiente, segundo o design permacultural estabelecido na área. Deste modo, a bioconstrução busca desde o planejamento,  execução e utilização, o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo impacto.
Algumas das técnicas de bioconstrução são:
    • Terra: Pau-a-pique, Adobe, Super-Adobre, Cob, Taipa de pilão, Solocimento, Ferrosolocimento,
    • Fibras renováveis: Palha, Fardo Palha, Bambu
    • Coberturas vegetais
    • Ecossaneamento: Círculo de Bananeiras, Bacia de Evapotranspiração
    • Mosaicos: reutilizando materiais disponíveis
Fonte: IPOEMA

Minha casa dos sonhos por Amilton Camargo
Fonte: Revista Casa Abril

Comunidade participa do Projeto Alto Camaquã

A Comunidade quilombola Corredor dos Munhos participa do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Endógeno do Alto Camaquã, entre os interesses da comunidade no projeto estão a valorização de seus produtos, entre eles, ovinos, bovinos, mel, hortifruti e artesanato.
O Coordenador Cultural da comunidade, Vicente Munhoz, foi um dos primeiros produtores a comercializar dentro do projeto, através da Associação de Ovinocultores - ACOL, sendo comercializados em torno de 90 cordeiros, através do Projeto. De acordo com Vicente, a rentabilidade é maior do que no processo de venda no mercado comum, ressaltando a diferenciação no processo, que é o negócio ser dos próprios produtores.
Já o Presidente da Associação da Comunidade, Amilton Camargo é integrante do conselho técnico da ADAC, tendo o papel de auxiliar na formatação e na implementação dos diferentes projetos que a entidade tem em andamento.
Na última terça-feira, dia 24, a comunidade esteve representada pelo Vicente, Maria José, Ronaldo e Amilton na entrega de caminhões para a Associação para o Desenvolvimento Ssustentável do Alto Camaquã - ADAC. 
Vicente e Maria Luz - Vice-Presidente da ACOL

Representantes da Comunidade na entrega dos caminhões