quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pecuaristas Familiares pedem reconhecimento do Governo Federal e Políticas Públicas

Pecuaristas Familiares pedem reconhecimento do Governo Federal e Políticas Públicas
 
    Lideranças Ligadas aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações de Produtores e órgãos como EMATER, EMBRAPA, SDR, SEAPPA, UNIPAMPA, CONDER, bem como prefeitos e vereadores das regiões Sul, Campanha e Fronteira-Oeste estiveram presentes ontem no Encontro Regional de Discussão de Políticas Públicas para a Pecuária Familiar, realziado no CTG Prenda Minha. O Evento teve início ás 14:30horas, e foi apresentado pelo Sr. Cláudio Marques Ribeiro da EMATER Regional Bagé um diagnóstico da pecuária familiar no RS e após as demandas dos pecuaristas familiares pelo Sr. Nelson Wild – 2º Vice-Presidente da FETAG/RS.
 
    De acordo com Ribeiro o diagnóstico foi realizado para mostrar onde estão os pecuaristas familiar, qual seu modo de vida e as principais dificuldades dos mesmos. “ No estado nós temos mais de 60 mil famílias que vivem da produção de bovinos e ovinos de corte e a maioria vivem na Metade Sul. Esses produtores têm nas suas propriedades, 3 milhões de cabeças de gado, sendo que o rebanho do Estado são de 13 milhões de cabeças. Isso mostra a importância econômica para nosso Estado”, colocou.
    Já Wild mostrou que os Sindicatos tem dificuldades na hora de enquadrar os pecuaristas familiares nas políticas públicas existentes hoje e que é preciso criar políticas públicas específicas para este público. “ Temos muitas demandas como acesso á agua para consumo humano e animal, habitação, centros de manejo e melhoria da produção e da comercialização e também pedimos a ampliação da área de enquedramento nas polítcas públicas do Governo Federal”, salientou.
 
    Na participação dos pecuaristas familiares e entidades presentes, foi colocado que os governos tem que ter um olhar melhor para a produção da pecuária de corte familiar nas regiões com ambientes frágeis e no Bioma Pampa, utilizando técnicas conservacionistas do campo nativo e o olhar de preservação dos recursos naturais, sendo colocada a importância da pecuária familiar para conservação destes ambientes bem como da cultura local.
    O Deputado Federal Elvino Bohn Gass colou que vai trabalhar para alterar a legislação para voltar a enquadrar os pecuaristas familiares. “Vamos trabalhar no  Congresso para voltar a legislação para enqudrar o pecuarista até 6 módulos como era antes. É difícil pra quem não é da região entender a importância disso pra Metade Sul do Estado.” falou Bohn Gass.
 
    O Secretário de Agricultura Familiar do MDA, convidado para o encontro falou das ações que estão sendo realizadas pelo ministério, colocando as políticas públicas que estão dentro do Plano Safra 2013/2014, se compromentendo a estabelecer um diálogo com as entidades de representação da pecuária familiar no país para construção de um programa a ser lançado no próximo Palno Safra. “Nós podemos pensar nesta questão do melhoramento genético nas propriedades, na atenção maior com a ATER para este público, na valorização dos conhecimentos que estão sendo construídos aqui, mas isso acontecer tem que ser dialogado com as lideranças do setor”, frizou Bianchini.

    De acordo com Milton Brasil, presidente da Associação Regional Fronteira, idealizador do evento, o encontro serviu pra buscar o reconhecimento do pecuarista familiar nas políticas públicas do Governo Federal, precisamos avançar nas políticas sociais como a Previdência, crédito, assistência técnica, água, para melhoria das condições de vida da pecuária familiar. Vamos seguir nesta luta que começou em Bagé e se expandiu para o Brasil” Entre os encaminhamentos do Encontro ficou definida uma agenda de atividades em conjunto, para realizar a definição de ações estratégicas para a Pecuária Familiar para serem encaminhadas para o MDA, bem como para setores dos governos municipais e estadual.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário