quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

As pequenas comunidades rurais...

Nossa região é caracterizada por propriedades individuais que entremeam médias e grandes propriedades, há poucas comunidades rurais, com escola, igreja, cancha de bocha/carreira, campo de futebol, etc.

No entanto há as pequenas comunidades rurais formadas por 4, 5 até 10 famílias, que possuem um vínculo importante pois trocam serviço, trocam produtos e mantém acesa a chama do que chamamos de comunidade, ou seja, um grupo de pessoas que possui relações próximas do ponto de vista econômico e social.

As políticas públicas geralmente são desenhadas para atingir o maior público possível, então essas regiões onde há pequenas comunidades isoladas ficam alijadas do acesso a essas políticas.

Um exemplo muito comum são as estradas. Se a estrada beneficia um número grande de famílias de pequenos proprietários ou algumas propriedades maiores ela recebe mais investimentos do que uma estrada que serve a poucas famílias.

Na nossa comunidade basta realizar um serviço de 01 dia para que a estrada fique boa por muitos anos. Basta cascalhar 02 trechos com menos de 50 metros cada e colocar 02 bueiros. E já são vários pedidos junto a Prefeitura Municipal e ainda não saiu, com o argumento de que a comunidade possui poucas famílias.

No acesso à água ocorre a mesma coisa, foram vários projetos e até hoje nenhum saiu do papel. Nem um projeto específico para as comunidades quilombolas não saiu do papel e algumas famílias precisam de água urgente, tanto no Corredor dos Munhos como na Vila dos Corvos.

Vamos precisar somar forças pra que as pequenas comunidades não desapareçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário